B A N T U E D U

Educar é dar asas para voar.

Massagem Relaxante para Gestante

3.8 out of 5
3.8
115 reviews on Udemy

Massagem Relaxante para Gestante

O Curso de Massagem para Gestante lhe dará o conhecimento teórico e prático que você precisa para realizar uma massagem
Instructor:
Vera Evangelista
365 students enrolled
Portuguese
Você aprenderá técnicas detalhadas de massagem e abordagens para todas as áreas do corpo,bem como abordagens suecas mais tradicionais e trabalho linfático.
Este é o curso de treinamento básico para massoterapeutas que desejam se especializar em massagem de gravidez.
Possibilitará à você exercer a técnica de forma segura e eficaz, também estará apta para atender esse maravilhoso mercado.
Você aprenderá como é executado o passo a passo da Drenagem Linfática no período gestacional.
Você pode trabalhar como profissional autônomo ou em clinicas, spas, hotéis, etc...

A Massagem Relaxante para a Gestante (ou massagem pré-natal, como também é conhecida) difere de outros tipos de massagem; É importante conhecer as diferenças.

Desde o inicio do curso o aluno aprenderá o melhor momento durante a gravidez para iniciar a massagem pré-natal e como ela pode ajudar de diferentes maneiras durante os três trimestres da gravidez, envolvendo a aplicações de técnicas  e manobras de massagem que ajudam na remoção dos desconfortos associados com a gravidez.

Este curso também abrangerá técnicas de alongamento isoladas, posicionamento adequado para essa cliente. Além disso, você pode garantir que a segurança de sua cliente não será negligenciada, aprendendo tudo sobre contraindicações, complicações, alterações posturais e anatomia básica da pelve.

Introdução

1
Boas vindas


QUE BOM TER VOCÊ AQUI!!!


PARABÉNS POR TER SE PRESENTEADO COM ESSE CURSO.


SOU VERA…


TENHO ALGUMAS SUGESTÕES PRA Você.


APRENDER A LIDAR, TRABALHAR COM UMA GESTANTE EXIGE...RESPONSABILIDADE E RESPONSABILIDADE EM DOBRO


PQ CUIDAR , MASSAGEAR UMA GRAVIDA É CUIDAR DE DOIS OU AS VEZES TRÊS, SE FOR GÊMEOS…


É POR ISSO QUE TEMOS QUE TER CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO E HABILIDADE.



E ESSE CURSO ESTÁ OFERECENDO EXATAMENTE ISSO.

CONHECIMENTO PARA VOCÊ ENTENDER DE COMO TER HABILIDADE NO MOMENTO MAIS IMPORTANTE NA VIDA DE UMA MULHER.


EU TE CONVIDO A ASSISTIR TODAS AULAS COM MUITA DEDICAÇÃO.

VEJA TODA PARTE TEÓRICA.

LEIA OS ARTIGOS EXTRAS AQUI COLOCADOS.


PARA TER BASE E ENTENDIMENTO NA HORA DE PRATICAR.


TEM DUVIDAS PERGUNTE...ESTOU A SUA DISPOSIÇÃO..


OUTRO ITEM É A AVALIAÇÃO DO CURSO…


AO LONGO DO CURSO APARECE UMAS ESTRELINHAS P/ VC AVALIAR O CURSO.

PEÇO QUE FAÇA 50% OU MAIS DO CURSO PARA DEIXAR A AVALIAÇÃO


Você  PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS , NO SUPORTE DA UDEMY..


DEIXE SEU FEED BACK...ISSO VAI ME AJUDAR A MELHORAR O CURSO…


OBRIGADA…

E VAMOS ESTUDAR.

2
Currículo

Sou Vera Evangelista

Esteticista facial desde 1989 - Centro técnico Dr. NG.Payot.

Esteticista Corporal desde 1990 – Centro de Estudos de Cosmetologia Aplicada.

Drenagem Linfática Manual Pré e Pós-operatório (Face e Corpo) – 1994.


Curso de Formação Profissional em Cosmetologia Estética – Faculdade Anhenbi Morumbi – 1994.

Estágio de qualificação em Estética – Beatrice Braum -1994

Curso Livre de Terapias Aplicadas -INFA (Internacional Federation of Aestheticians) 1997.

Especialização em várias técnicas como massoterapeuta – Beleza Urbana Lisboa – Portugal - 2005

Centro de Estética Nanda Anacleto – Vila Franca – Portugal – 2005.

Também sou professora, empreendedora e palestrante em várias técnicas de massoterapia desde 2007.

Faço atualizações anualmente em congressos, workshops e feiras.

Sou apaixonada por massoterapia e quero ajudar você a se tornar um massoterapeuta a frente do mercado de trabalho.


3
Vamos nos Comunicar

Vamos nos comunicar

Tudo na vida é melhor com uma comunicação clara e consistente. 

A comunicação pessoa a pessoa é um processo que fornece  suporte, informações e direciona a ter foco em habilidades que, sozinho, torna-se difícil de conseguir.

A comunicação entre professores e alunos é significativa  dentro e fora da sala de aula.

Vamos nos comunicar... os conceitos, dúvidas, idéias tornam -se mais fáceis de entender quando, o ensino,  pesquisa, experiência de aprendizagem   é  compartilhada entre  todos.

O que ocorre com o corpo da mulher durante a gestação.

1
O que você aprenderá nesse módulo.

Gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher. Uma gravidez normal dura cerca de 39 semanas, ou 280 dias, contando a partir do início do último período menstrual. Às vezes, as mulheres dão à luz antes das 36 semanas, dando origem a um bebê prematuro.

2
O que é a gravidez?

Gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher.

É o período de cerca de nove meses de gestação nos seres humanos, contado a partir da fecundação e implantação de um óvulo no útero até ao nascimento 

Uma gravidez normal dura cerca de 39 semanas, ou 280 dias, contando a partir do início do último período menstrual.

Às vezes, as mulheres dão à luz antes das 36 semanas, dando origem a um bebê prematuro.


3
O que é a gravidez?

Quanto tempo dura a gravidez em média?

4
Segurança do tratamento

Conforme as principais agências reguladoras mundiais, podemos dividir as substâncias  em três categorias bem definidas: alimentos, cosméticos e  medicamentos.

Desse modo, a regulamentação imprecisa sobre a terminologia dos cosmecêuticos aumenta a responsabilidade do dermatologista ao prescrever um produto dessa classe.

O problema se agrava quando avaliamos a segurança da prescrição em gestantes já que, em muitos países, não há obrigação de testes em grávidas antes da comercialização.

Devido a informações limitadas quanto à comprovação da segurança durante a gravidez, pesquisas com novos compostos em gestantes são bastante difíceis.

Mas temos que ter em mente que nem todos os cosméticos são adequados durante este estado. Muitos produtos contêm substâncias como retinol, vitamina A ou sais de chumbo que colocam em risco o desenvolvimento do feto.

Os óleos vegetais extraídos de plantas, são óleos  regenerativos que  são utilizados devido sua capacidade de estimular o crescimento celular.

 Eles têm uma textura oleosa, mas não deixam a pele oleosa, simplesmente hidratam e nutrem em profundidade.

 Estes óleos são verdadeiros substitutos naturais de cremes industriais, por que eles fornecem a pele nutrientes naturais para estimular suas defesas, sem riscos para mãe e bebê.

óleo de abacate Contém fito esteróis e vitamina A, D e E. Rejuvenesce, nutre, suaviza e hidrata a pele e os cabelos. Também protege contra agressões externas, aumentando a flexibilidade da pele. É apropriado para o cuidado de pele seca e envelhecida. 

óleo de argan - tem sido tratada desde a antiguidade como uma verdadeira jóia da beleza por suas propriedades antioxidantes que ajudam envelhecimento atraso da pele. Contém uma grande quantidade de vitamina E e 80% de ácidos gordos essenciais: 45% de ácido oleico e 35% de ácido linoleico. 
A virtude mais apreciada é a sua capacidade de parar a degeneração dos tecidos. É extraído sem qualquer uso de produtos químicos, é um produto biológico com benefícios comprovados. 

Óleo de Coco - durante a gravidez é excelente para prevenir estrias, melhorar o sistema imunológico.

Cosméticos para evitar durante a gravidez

A categoria de risco na gravidez é uma maneira de identificar os potenciais riscos para o feto causados ​​por drogas e, assim, definir o potencial de um medicamento  para causar defeitos no feto ou  morte. As categorias na lista foram determinadas aplicando as definições da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para os dados clínicos disponíveis.

Cafeína (cremes com cafeína)

A cafeína, que está presente no café, no chá e em alguns refrigerantes, bem como no chocolate e em alguns medicamentos, é um estimulante que atravessa imediatamente a placenta até o feto. Assim, pode estimular o feto e aumentar sua frequência cardíaca. A cafeína também pode diminuir o fluxo sanguíneo através da placenta e reduzir a absorção de ferro (possivelmente aumentando o risco de anemia durante a gestação).

Ácido retinoico

O ácido retinoico é completamente proibido na gestação e amamentação. Ele é encontrado em cremes e loções e pode causar danos cardiovasculares, hepáticos e no sistema nervoso central do bebê.

Fique atenta! O ácido retinoico também pode ser descrito nos rótulos como isotretinoína, tretinoína, retinol, tazaroteno, adapaleno e linoleato de retini-la.

Ácido acetilsalicílico

Conhecido dos medicamentos para dor e febre, o ácido acetilsalicílico também está presente em diversos produtos indicados para a limpeza da pele, como sabonetes, esfoliantes e tonificantes. Ele ajuda a combater as infecções e vermelhidão na pele e também atua na remoção de células mortas. Mas é contraindicado para gestantes!

Alguns estudos indicaram que o uso desse ácido, em sua fórmula oral, pode causar malformações no feto, além de trazer complicações para a gestante, aumentando os riscos de aborto. Por isso, o uso tópico também está contraindicado, para evitar que a pele absorva o ácido e ele entre na corrente sanguínea da mãe.

O ácido acetilsalicílico também pode estar descrito nas formulações cosméticas como BHA ou beta-hidroxi acid.

Ureia

A ureia passa facilmente pela barreira placentária e pode causar malformações no feto. Além disso, ela potencializar a absorção de outras substâncias utilizadas na pele, aumentando os riscos de intoxicação. Por isso, ela é contraindicada durante a gravidez, especialmente em concentrações maiores que 3%.

A ureia está presente em boa parte dos cremes hidratantes, em especial naqueles destinados à hidratação dos pés. E é preciso ter cuidado com esses produtos durante a gravidez. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que os cosméticos que utilizem a ureia em concentração maior que 3% tragam claramente o aviso: “não utilizar durante a gravidez”. Então, fique atenta aos rótulos!

Cânfora

  Porque ela também atravessa a placenta com facilidade, é tóxica para o feto e aumenta o risco de aborto. Sua concentração nos produtos cosméticos não pode ser maior que 2,5%, exceto no esmalte, que pode chegar a 4%.

A cânfora é utilizada em loções cosméticas, cremes, sabonetes e esmaltes. Cosméticos que utilizam cânfora devem trazer obrigatoriamente em seus rótulos: “não utilizar durante a gravidez”.

Protetor solar com 4-MBC, 3-BC e OC

Quando for escolher o protetor solar fique atenta à formulação. Não compre produtos que tenham os seguintes compostos químicos: 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC), 3-benzilideno cânfora (3-BC) e octocrileno (OC).

Essas substâncias são absorvidas pela pele e se acumulam nos tecidos gordurosos, sendo excretadas no leite materno.  Pesquisa, realizada com 54 mulheres, 85,2% das amostras de leite materno avaliadas tinham resíduos de protetor solar.

Como essas substâncias caem na corrente sanguínea, a indicação é evitar os protetores que tenham esses compostos químicos em sua formulação. Isso porque eles têm grande potencial tóxico e podem chegar ao bebê e causar malformações.

No Brasil, cerca de 30% dos protetores comercializados têm essas substâncias. 

Parabenos (conservantes)

O parabeno é uma substância antibacteriana muito utilizada como conservador em shampoos, desodorantes e maquiagens — suas formulações mais comuns são o metilparabeno e propilparabeno ( metil,etil, propil e butil-parabeno) . Um estudo realizado por pesquisadores do Suny Downstate Medical Center e da Universidade do Estado de Arizona, nos Estados Unidos, encontrou altas concentrações dessas substâncias em amostras de sangue de cordão umbilical, o que mostra que elas são facilmente absorvidas pela pele da mãe e podem chegar ao bebê.

Ainda são necessários novos estudos, mas há indícios de que o parabeno possa afetar os hormônios durante o crescimento do feto, podendo causar danos ao seu desenvolvimento até um ano após o nascimento, quando o organismo do bebê ainda é imaturo. A substância também apresenta riscos para a gestante.

Medidas preventivas

A melhor forma de se prevenir contra problemas que podem ser causados pelo uso de cosméticos durante a gestação é se informar. Fique atenta aos componentes químicos de todo e qualquer produto cosmético, mesmo os que parecem mais naturais e inofensivos. Leia sempre os rótulos para saber se há alguma restrição para o uso durante a gestação.

Para indicar a presença de óleo mineral em produtos cosméticos, leia o rótulo veja se tem palavras PARAFFIM OIL, MINERAL OIL OU PARAFFINUM LIQUIDUM.


5
Segurança do tratamento

Durante a gravidez, a pele da mulher suporta muitas alterações, como estrias, manchas, celulite e às vezes acne. É correto afirmar que…


 

A - (    ) Substâncias como retinol, vitamina A ou sais de chumbo são perfeitamente adequados a gestante.

B - (   ) A cafeína, que está presente no café, no chá e em alguns refrigerantes, bem como no chocolate e em alguns medicamentos, é um estimulante que  nunca atravessa  a placenta.

C - (   )  Os óleos vegetais extraídos de plantas, são óleos  regenerativos que  são verdadeiros substitutos naturais de cremes industriais, por que eles fornecem a pele nutrientes naturais para estimular suas defesas, sem riscos para mãe e bebê.

6
Segurança do tratamento


Luciana está gravida de  26 semanas e quatro dias, e sente sua barriga crescer a cada dia. Ela vai a sua seção de massagem e leva um creme  de ureia a 10%, para que  Katia sua Massoterapeuta, aplique em áreas mais propensa as estrias.

Qual deve ser o procedimento de Katia?

A - (   ) Katia deve fazer a massagem, pois a Ureia é um ativo altamente hidratante.

B - (   )  Katia deve proceder a massagem porque à ureia está presente em boa parte dos cremes hidratantes, e com certeza vai ajudar a prevenir o aparecimento das estrias.

C - (   ) Katia deve explicar a Luciana  que determinadas categorias de cremes também trazem riscos na gravidez, e ler o rótulo é uma maneira de identificar os potenciais riscos para feto.

7
Gestação e Aromaterapia

O debate sobre o uso de óleo essencial durante a gravidez tem evoluído, mas continua sendo um tema altamente controverso.

 Há muitos pontos de vista que as mulheres grávidas devem abster-se de óleos essenciais, enquanto há muitas mulheres que usaram óleos essenciais durante a gravidez para aliviar os desconfortos e manter um terreno saudável. 

Com mais pesquisa e compreensão sobre qualidade, composição química e métodos de aplicação, a pessoa tem a capacidade de tomar uma decisão informada sobre o uso de óleo essencial durante a gravidez.

Óleos essenciais são altamente concentrados e extremamente poderosos. Eles têm a capacidade de penetrar nas membranas celulares e viajar por todo o corpo em questão de minutos. 

Durante a gravidez, uma gestante passa nutrientes para o bebê desde a implantação até o nascimento. Assim, quando uma mulher grávida usa óleos essenciais, os constituintes desse óleo podem atingir o feto. Isso não é necessariamente prejudicial para o bebê, mas sem mais informações, uma recomendação frequente tem sido evitar o uso de óleos essenciais durante a gravidez. 

“Existe muito pouca informação sobre a segurança dos óleos essenciais durante a gravidez e lactação. Por causa disso, recomenda-se cautela e bom senso, especialmente durante o primeiro trimestre, com uma abordagem sensata de se concentrar em óleos essenciais que são suaves e evitam doses mais do que normais ” 

Óleos essenciais contra-indicados 16 na gestação : Alecrim QT cânfora - Manjericão QT estragol Amêndoas amargas - Cálamo - Canela cascas Costus - Elecampano - Raíz forte - Melilotus Artemísia - Orégano - Pinheiro anão Sassafrás - Tuia - Bétula doce - Boldo folhas Buchu - Cânfora - Cerefólio - Cravo folhas Funcho amargo - Jaborandi Folhas - Poejo Arruda - Sabina - Tanaceto comum - Cumaru

Sugestões para o primeiro aroma sentido pelo bebê quando nasce: Sensação de paz, acolhimento e receptividade neste mundo.

Indicados também para o nascimento de crianças de gravidez turbulenta e estressante: lavanda, camomila romana. Sensação de paz, contato com a natureza, generosidade e esperança.

Indicados para o nascimento de crianças de gravidez com muita ansiedade e complicações: espruce, abeto, sálvia esclaréia, petitgrain, olíbano.

Sensação de alegria e felicidade. Indicados para o nascimento de crianças de gravidez repleta de tristeza, choro, separação, abandono e insatisfação: laranja, mandarina, tangerina, gerânio, rosa, neroli, jasmim, osmanthus, frangipani.

Sensação de conforto e confiança. Indicados para o nascimento de crianças de gravidez vivida com medo: sândalo mysouri, cedro do atlas, gerânio, rosa, amyris.

 

8
Exames preparatório no Pré Natal.

O acompanhamento pré-natal é um conjunto de exames realizados durante a gestação que possibilitam que a mulher faça um acompanhamento detalhado da sua saúde e do bebê.

Esse cuidado ajuda a prevenir diversas doenças e complicações que podem trazer inclusive o parto prematuro e o aborto. 

9
Exames preparatório no Pré Natal.

Detectar uma eventual infecção urinária e a presença de proteínas que podem indicar tendência…

A - (   )  Síndrome de Down

B - (    )  Anemia.

C – (   )  Tendência a desenvolver pré-eclâmpsia

10
Exames preparatório no Pré Natal.

O que é o pré natal?

11
Quais são os pontos “proibidos”?

E o que mais assusta os Massoterapeutas ,OS PONTOS PROIBIDOS! Muito de fala e se escreve sobre eles,  muitas crenças se fortalecem em cima deste tema.

Porem  em vários trabalhos realizados com os principais pontos ditos como abortivos – IG4, BP6, pontos sacrais, VB21, VC4, B60 e B67,nestes trabalhos foram realizados mais de 10.000 atendimentos e não foram encontradas evidências de que a pressão nestes pontos possa causar efeitos adversos  tanto na mãe quanto no feto.

A eficácia desses pontos e partes do corpo  só tem sucesso quando o processo de trabalho  de parto já começou, induzindo contrações, reduzindo a dor do parto, encurtando a duração das fases  ativa do trabalho de parto, reduzindo a necessidade de indução médica e o risco de complicações no parto (vácuo, bíceps e cesarianas), podem ser testemunhadas por muitas parteiras e médicos.


Alterações fisiológicas maternas - queixas e desconfortos

1
O que você aprenderá nesse módulo.

Saber como e onde atua cada hormônio é de extrema necessidade para o profissional de massoterapia, pois assim, podemos definir o quanto podemos colocar em pratica o protocolo escolhido para nossa cliente.

03 dos principais hormônios atuam no corpo da mulher grávida:

  • Estrogênio: aumento do útero, aumento das mamas, crescimento das estruturas mamárias aumento da genitália externa. Além disso, ajuda na produção de relaxina.

  • O estrogênio é o hormônio reprodutivo feminino e desempenha um papel importante na fertilidade da mulher, especificamente durante a gravidez.

  • O estrogênio facilita a transferência de nutrientes para o feto, estimulando a placenta e o útero a aumentar a vascularização. Também desempenha um papel vital na maturação do feto. Os níveis desse hormônio no corpo de uma mulher continuarão subindo até que o bebê seja liberado.

2
O Corpo antes e durante a gravidez.

Antes da gravidez, a maior parte do espaço no seu abdômen é absorvida pelo intestino grosso e delgado. Não há separação real entre as áreas de sua pelve e abdômen.

Na foto aqui, você pode ver que a vagina está atrás da bexiga (saco que coleta urina) e uretra (tubo para mover urina da bexiga e do corpo).

Na sua posição normal, o útero está acima e atrás da bexiga.  O cólon pélvico, reto e canal anal estão por trás da vagina e do útero.

3
O Corpo antes e durante a gravidez 2 A

Este vídeo mostra tudo para você as curiosidades sobre o feto e  vai te mostrar desde a concepção até o nascimento.

4
O Corpo antes e durante a gravidez 2

Entre 6 e 7 semanas de gravidez, a mulher  pode estar com os primeiros sinais de gravidez: a menstruação  parou e ela  pode ter náuseas, sensibilidade e inchaço mamário, micção freqüente e fadiga.

Neste ponto, seu útero começou a crescer, causando uma pressão na bexiga tornando a urina freqüente.

 O embrião tem aproximadamente 6,35 mm de comprimento e pesa menos de 1 gr.

A cabeça do embrião é grande em proporção ao resto do corpo. Os órgãos internos estão se formando e o coração vem batendo desde o final da  quarta semana.

O embrião está flutuando no liquido  amniótico. Os botões para os braços e as pernas emergem na 5ª semana e, até a 7ª semana, os botões para os dedos das mãos e dos pés também aparecem. O cordão umbilical está se alongando e continuará a crescer, permitindo que a liberdade do feto se mova. A 7ª semana representa um marco no desenvolvimento: o embrião é agora considerado um feto.

O corpo em 12 semanas de gravidez

Na 12ª semana de gravidez, a placenta é muito maior. Agora produz os hormônios necessários para sustentar a gravidez. O  útero é do tamanho de uma laranja e preenche completamente a pélvis. Ele subiu para a área do abdômen, como mostrado na imagem.  O útero está logo acima do topo da sínfise onde os ossos púbicos se unem. O tampão de muco, uma barreira para proteger o feto em crescimento, enche seu canal cervical.

O feto tem cerca de 3 centímetros de comprimento e pesa cerca de 14 gr.

 Neste estágio, o feto tem unhas das mãos e dos pés e pode abrir e fechar os dedos. O feto começará a se mover.

O corpo em 20 semanas de gravidez

Até a 20ª semana de gravidez, o cólon pélvico e o intestino delgado  vão se direcionando para cima e para trás. O cólon ascendente e descendente mantém suas posições habituais.

Neste ponto, o útero é especialmente alargado onde a placenta se conecta a ele (geralmente na parede frontal ou posterior). Isso dá ao útero uma protuberância desigual. A parede do útero, que alonga e engrossa no início da gravidez, se alonga à medida que o feto cresce e fica mais fina  - apenas 3 a 5 milímetros de espessura. a veia cava se move para cima, mas não tanto como seu útero, que se atira quando ele se move.

À medida que seu útero se move para cima, ele repousa contra a parte inferior da frente da parede abdominal, fazendo com que ele se abaixe para a frente, visivelmente, em sua 20ª semana. O tamanho da protuberância depende da intensidade de seus músculos abdominais. Se eles são firmes, o útero pode ser pressionado contra a coluna vertebral, e não haverá protuberância visível; Se eles são fracos, a pressão do útero contra a parede interna faz uma protuberância importante.

Neste ponto,a gestante deve sentir movimentos leves do feto. Isso é chamado de "aceleração".  O feto dorme e acorda em intervalos regulares, é mais ativo, tem cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa entre 250 GR.

  O corpo em 28 semanas de gravidez

Neste momento da gravidez, a parte superior do útero é cerca de um terço da distância entre o barriga e a cartilagem de xifoides na extremidade inferior do esterno. A constipação é comum porque seu útero está pressionando em seu cólon inferior e os hormônios retardam o processo de excreção do seu corpo. Entre o crescimento do útero e o ganho de peso geral,  a gestante pode sentir-se cansada. Algumas mulheres também experimentam azia quando seu útero pressiona contra seu estômago.

Os seios  também estão mudando para se preparar para a amamentação. O primeiro colostro e, em seguida, o leite são produzidos pelos cachos semelhantes a uvas de pequenos sacos (alvéolos) profundos no tecido mamário.  Cada lobo se conecta a um ducto lactífero para transportar leite. À medida que os dutos se estendem em direção ao mamilo e aréola (área mais escura ao redor do mamilo), eles se alargam para os seios lactíferos. Estes sinos (ou piscinas de leite) liberam o leite através de 15 a 20 pequenas aberturas de mamilo em cada peito quando o bebê nutre.

Na semana 28, o feto tem cerca de 16 centímetros de comprimento e pesa dois a três quilos. A pele está enrugada, mas se tornará menos, assim como mais gorduras se acumulam sob a pele nas próximas semanas. Os cabelos finos, chamados de lanugo, e uma substância protetora branca cerosa que cobre a pele chamada vérnix, estão no corpo do feto. Seus olhos estão abertos e as sobrancelhas e cílios foram formados no quarto mês. O feto suga seu polegar e seus papilas gustativas se desenvolveram. Ele chuta, se estende e se move com frequência em seu útero - você sentirá isso em movimento e outros podem até mesmo poder ver esses movimentos!

Os órgãos e sistemas fetais são bem desenvolvidos até a 28ª semana de gravidez, mas os dois meses finais de gestação são importantes para uma maior maturação de todos os sistemas e órgãos do corpo.

O corpo em 36 semanas de gravidez

No final da 36ª semana de gravidez, o útero  está alargado quase enche o espaço dentro do abdômen. O feto está dentro do saco de membrana dentro do útero . Os músculos do  abdômen suportam o  peso.

Durante esta semana, a parte superior do útero está na ponta da cartilagem de xifoide na extremidade inferior do esterno, que é empurrada para a frente.

A mudança na posição do coração e a pressão ascendente do diafragma podem dificultar a respiração neste ponto. O aglomerado do estômago e dos intestinos pode contribuir para o desconforto depois de comer.

O colo do útero é longo, grosso e cheio com a bucha mucosa. Na  trigésima sexta semana, a vagina e a uretra são alongadas e todos os tecidos do períneo (área entre aberturas vaginais e anais) são ampliados. O períneo inchado projeta-se para fora nas últimas semanas de gravidez e se expande rapidamente durante o trabalho de parto.

O cérebro do feto está crescendo rapidamente, mas os ossos no crânio são macios para que ele ou ela encaixe na sua vagina no nascimento. Os pulmões ainda estão se formando. A mãe provavelmente sentirá o feto chutando e pode estar ciente de movimentos rítmicos, que poderiam ser soluços ou sugadores de polegar. Outra possível sensação, movimento repentino, pode ser uma resposta surpreendente.

O corpo em 40 semanas de gravidez (Interno) 

Ao  ter completado 40 semanas de gravidez, a cabeça do feto geralmente baixou em sua pélvis, onde ocupa a maior parte do espaço. Isso é chamado de "iluminação". Nas primeiras gestações, isso pode acontecer algumas semanas antes do trabalho de parto. Em gravidezes repetidas, isso pode acontecer no momento do trabalho.  Neste ponto, você pode estar com micção freqüente, aumento da constipação, edema (retenção de água) e pernas ou vulva doloridas. Varizes na vulva, reto e pernas também são possíveis. Isto é devido à posição do útero, à pressão da cabeça do bebê e à perda de tônus ​​muscular à medida que o hormônio relaxina afrouxa seus tecidos em preparação para o nascimento. Outras mudanças neste momento incluem o aumento do desenvolvimento de vasos sanguíneos e aumento da quantidade de sangue.

O corpo em 40 semanas de gravidez (Externo)

O ligamento redondo é longo e ampliado. Também está mais adiante por causa da torção do útero. O ligamento uterossacral alargado é mostrado alongado pelo útero alargado. Dor nas costas no final da gravidez pode ser devido ao estresse do peso do útero nos ligamentos que o conectam à coluna vertebral.

Como  útero caiu um pouco,  a gestante pode respirar e comer mais confortavelmente perto do final da gravidez.

Neste momento, os pulmões do feto são provavelmente totalmente maduros e prontos para começar a respirar. O feto ganha cerca de meio quilo todas as semanas no final da gravidez, com peso de nascimento de aproximadamente 3 quilos, e está crescendo mais por um período de nascimento de cerca de 48 a 52 cm

O trabalho começando sozinho na semana 40 é um sinal de que  o corpo está pronto para dar à luz e o bebê está pronto para nascer.

5
O Corpo antes e durante a gravidez 2


 

No final da 36ª semana de gravidez, o útero  está alargado quase enche o espaço dentro do abdômen. O feto está dentro do saco de membrana dentro do útero…A trigésima sexta semana, corresponde ...


 

A - (   ) 8 meses e meio de gestação.

B - (   ) 9 meses de gestação.

C - (   ) 9 meses e 4 dias de gestação.

6
Alterações hormonais

Alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez.

Saber como e onde atua cada hormônio é de extrema necessidade para o profissional de massoterapia, pois assim, podemos definir o quanto podemos colocar em pratica o protocolo escolhido para nossa cliente.

  Como 03 dos principais hormônios, atuam no corpo da mulher grávida:

  • Estrogênio:

  • Atua no  aumento do útero, aumento das mamas, crescimento das estruturas mamárias, aumento da genitália externa. Além disso, ajuda na produção de relaxina.

  • É um hormônio reprodutivo feminino e desempenha um papel importante na fertilidade da mulher, especificamente durante a gravidez.

  • Facilita a transferência de nutrientes para o feto, estimulando a placenta e o útero a aumentar a vascularização.

  •  Também desempenha um papel vital na maturação do feto. Os níveis desse hormônio no corpo da gestante   continuarão subindo até que o bebê seja liberado.

  •  Os níveis de estrogênio aumentam ao longo da gravidez e oferecem muitos benefícios, como:

  • Eles mantêm, controlam e estimulam a produção de outros hormônios da gravidez

  • É necessário para o desenvolvimento correto de muitos órgãos fetais, como os pulmões ou rins

  • Estimula o crescimento e o funcionamento correto da placenta.

  • Promove o crescimento do tecido mamário e prepara a mãe para a amamentação.

  Relaxina:

      Inibe atividade uterina, amolece o tecido conectivo do sistema esquelético (prepara os ligamentos para passagem do   bebê).

  • Ajuda a promover a ruptura das membranas que rodeiam o feto e o crescimento e abertura do colo do útero e da vagina para auxiliar o processo de parto. Há também algumas evidências de que ele atua relaxando os ligamentos na frente da pelve para facilitar o nascimento.

  •  Ainda pode influenciar a pressão arterial pelo relaxamento dos vasos sanguíneos, promover o crescimento de novos vasos sanguíneos e ter efeitos anti-inflamatórios. 

  • relaxina é um hormônio produzido pelo corpo lúteo e pela placenta, (corpo lúteo,  é uma glândula endócrina temporária dos ovários, é suficiente para manter a gravidez, durante esta primeira fase).

Ela produz um amolecimento das articulações pélvicas e das suas cápsulas articulares, o que dá a flexibilidade necessária para o parto, pois provoca o remodelamento do tecido conjuntivo, o que diminui a união dos ossos da pelve e alarga o canal de passagem do feto. Tem ação importante no útero, por distendê-lo a medida que o bebê cresce.


Progesterona:

  • A progesterona é um hormônio, produzido pelos ovários, que tem um papel muito importante no processo de gravidez, sendo responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e preparar o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo.

  • Nas primeiras semanas de gravidez, a progesterona produzida pelo corpo lúteo, que é uma glândula endócrina temporária dos ovários, é suficiente para manter a gravidez, durante esta primeira fase, a progesterona tem muitas funções que são vitais para o bom desenvolvimento da gravidez , incluindo:

  • Alteração  do tamanho e a função dos seios, para permitir a produção de leite; aumenta e engrossa o útero, para dar suporte ao ovulo fertilizado; aumenta a temperatura basal e o ritmo respiratório.

  • O aumento do fluxo sanguíneo para o útero.

  • A estimulação das glândulas no revestimento do útero para produzir nutrientes

  • A estimulação do endométrio para crescer e fixar a placenta

  • A progesterona também é vital para o bom desenvolvimento fetal, prevenindo a contração dos músculos no útero até o parto, fortalecendo os músculos pélvicos.

  • Normalmente, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação e mantêm-se altos caso exista uma gravidez, para que o corpo mantenha as paredes do útero se desenvolvendo e não produza um aborto. No entanto, caso não exista gravidez, os ovários deixam de produzir progesterona e, por isso, o revestimento do útero é destruído e eliminado naturalmente através da menstruação.

  • A placenta (a estrutura dentro do útero que fornece oxigênio e nutrientes para um bebê em desenvolvimento) começará a produzir progesterona após 8 a 10 semanas de gravidez para ajudar a manter um ambiente saudável para o bebê. Neste ponto, a placenta aumenta a produção de progesterona para uma taxa maior do que os seus ovários estavam produzindo. Esses altos níveis de progesterona durante a gravidez fazem com que o corpo pare de produzir mais óvulos, além de preparar seus seios para produzir leite .

  • Devido à influência dos hormônios, verifica-se na gravidez forte instabilidade de humor.

  • O sistema gastrointestinal tem sua atividade diminuída durante a  gestação, provocando assim alguns desconfortos durante esse período.

  • A massagem, exercícios de alongamento podem melhorar esse desconforto da gestante, diminuindo a dor causada pela lentidão do intestino.

7
Alterações hormonais

Os principais hormônios, atuam no corpo da mulher grávida são: Estrogênio,Relaxina e Progesterona… A principal função da Relaxina é_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8
Alterações hormonais

O que são Hormônios?

9
O sistema respiratório muda durante a gravidez?

Muitas mudanças ocorrem no sistema respiratório durante a gravidez.

  Alterações físicas devido ao crescimento do feto podem afetar as vias aéreas superiores e inferiores.

 Algumas das mudanças comuns:

  • Nariz entupido ou escorrendo e hemorragias nasais

  • Movimento ascendente do diafragma, o grande músculo plano utilizado para a respiração, localizado logo abaixo dos pulmões.

  • Aumento na quantidade de ar inspirado e expirado.

  • Capacidade pulmonar reduzida.

  • Aumento do uso de oxigênio.

    Por causa dessas mudanças, muitas mulheres sentem falta de ar ou têm dificuldade em respirar à medida que a gravidez progride.

    Por que durante a gravidez, a maioria dos órgãos  deslocam-se.

    O útero vai crescendo com o passar dos meses de gestação e órgãos como o coração, o estômago e o diafragma, devem ceder o seu espaço.

  • É aí que a gestante começa a notar dificuldade’ para respirar, devido à modificação do diafragma.

     

    Devemos entender melhor como o processo de respiração pode ajudar na gestação:


      O aprendizado da prática da respiração abdominal é relaxante e acalma.

      Fortalece o diafragma e o abdômen, o que ajudará na expulsão do bebê.

      Quando o útero cresce e faz uma pressão sobre o diafragma, à função pulmonar é alterada.

      Na inspiração o diafragma que faz a divisão entre a cavidade torácica e a cavidade abdominal  tem que   descer  para  os pulmões se expandir com a entrada do oxigênio.

    Com a pressão exercida pelo bebê nos órgãos :

    O diafragma não pode “descer” durante a inspiração, levando muitas mulheres a sentir que não podem inalar profundamente, por isso, o tronco compensa este enchimento, permitindo que a caixa torácica aumente, providenciando um adequado espaço para os pulmões, criando assim, uma tendência para a hiperventilação, então a gestante precisa ser lembrada para respirar lentamente. 

    Respiração   padronizada

  •  Refere-se ao ato de respirar em qualquer número de  taxas e profundidades possíveis. Algumas mulheres preferem respirar  profundamente, usando o diafragma para preencher o  abdome com ar. Outras mulheres preferem a respiração leve, inalando  apenas o suficiente para encher o peito.

  •  O objetivo é encontrar padrões de respiração que tenham um efeito calmante e relaxante. Sua  respiração deve ser confortável e não deve causar falta de ar ou tontura.

    A respiração padronizada é útil para lidar com vários  tipos de dor, desconforto, ansiedade e medo.


    Benefícios da prática de respiração padronizada


    ·A respiração se torna uma resposta automática à dor

    ·A mãe permanece em um estado mais relaxado e responderá mais positivamente ao início da dor

    ·O ritmo constante da respiração é calmante durante o trabalho de parto

    ·Proporciona uma sensação de bem estar e controle

    ·O aumento de oxigênio fornece mais força e energia para a mãe e o bebê

    ·Traz propósito a cada contração, tornando as contrações mais produtivas

    ·Respiração padronizada e relaxamento podem se tornar técnicas para lidar com os estres sores da vida todos os dias.

Sistema respiratório

O sistema respiratório fornece oxigênio e distribui dióxido de carbono pelo sangue do corpo. Ao inalar, o oxigênio entra pelo nariz ou pela boca. O oxigênio então viaja através da laringe, da traqueia, dos brônquios, dos brônquios e depois dos pulmões. Em seguida, ele se difunde através dos capilares para o suprimento de sangue. De um modo inverso, o corpo irá então liberar dióxido de carbono enquanto uma pessoa exala. Os músculos da cavidade torácica, conhecidos como diafragma, se expandem e se contraem para facilitar o processo respiratório. O diafragma é o principal músculo utilizado para a respiração e requer músculos intercostais, abdominais e do pescoço.

Massagem terapêutica pode facilitar a respiração eficiente. A massagem também auxilia o sistema respiratório das seguintes formas:

  • aprofunda a massagem

  • melhora a capacidade pulmonar

  • relaxa os músculos tensos, rígidos ou espásticos

  • reduzir a taxa de respiração

  • aumento da circulação sanguínea

  • aumento do funcionamento pulmonar

  • promover a expansão e contração dos músculos diafragmáticos

  • aprofunda o padrão respiratório liberando a tensão na cavidade torácica

  • alivia o congestionamento pulmonar

  • estimula o fluxo sanguíneo

  • baixar a frequência respiratória

10
O sistema respiratório muda durante a gravidez?

Luciana foi a seção de massagem a semana passada, e queixou- se de dificuldade para respirar, estava preocupada , porque foi a primeira vez que sentiu tal sintoma.

Como Katia sua Massoterapeuta pode ajudá-la?

A - (   ) Katia deve fazer Luciana compreender que assim mesmo, depois que o bebê nascer passa.

B - (   ) Katia deve orientar  Luciana a manter a respiração padronizada,  que é encontrar padrões de respiração que tenham um efeito calmante e relaxante. Sua respiração deve ser confortável e não deve causar falta de ar ou tontura.

C – (   ) Katia não deve dá importância ao comentário da cliente e proceder normalmente com a massagem.

11
Sistema Cardiovascular da Gestante.

O Sistema Cardiovascular da Gestante

Sua principal função é:

Distribuir os nutrientes absorvidos  no intestino delgado e o oxigênio absorvido pelo pulmões, a todas células.

Retirar delas os escretos produzidos no metabolismo celular.

O volume sanguíneo aumenta em 40 a 50% que  acarreta dilatação do ventrículo esquerdo.

O crescimento do útero favorece para que a circulação ocorra com dificuldade; conforme o feto se desenvolve o útero cresce, o que pode causar uma pressão sobre a veia e atrapalhando a circulação de retorno venoso.

A  progesterona permite com que a vascularização tenha seu fluxo aumentado para nutrir placenta e útero.
O fluxo de sangue renal aumenta, bem como o fluxo mamário.


O fluxo sanguíneo na pele aumenta, especialmente em mãos e pés. Assim pode-se dissipar o calor gerado pelo aumento do metabolismo com a gestação.

O fluxo sanguíneo levado até as massas musculares quando a gestante realiza exercício físico faz com que o útero-placenta tenha níveis de sangue diminuídos.

frequência cardíaca pode aumentar entre 15 e 20 batimentos por minuto.

As pressões sistólicas e diastólicas diminuem na primeira metade da gestação.

Pressão diastólica -  pressão arterial mínima ;  correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. 

pressão arterial sistólica -  pressão arterial máxima.  é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta.

EX: 120x80; onde 120 refere-se à pressão arterial sistólica e 80 refere-se à pressão arterial diastólica, ambas medidas em milímetros de mercúrio.

Este aumento da pressão venosa contribui para a formação de varizes em pernas, vulva e vagina, e de hemorroidas; interfere, além disso, na formação do edema dos membros inferiores.

Sinais e sintomas cardíacos durante a gravidez

Sinais e sintomas podem ocorrer durante gravidezes que são freqüentemente associadas com doença cardíaca; no entanto, esses sintomas podem ser normais. Estes sintomas incluem fadiga, desmaios, dor no peito, falta de ar, dificuldade em respirar durante o sono e palpitações . O desmaio pode ocorrer devido à pressão arterial e alterações de volume na gravidez.

Falta de ar e dificuldade para respirar enquanto deitado pode ser devido ao efeito mecânico do útero aumentado à medida que a gravidez progride. Palpitações, ou uma consciência do batimento cardíaco, podem ocorrer porque o diafragma se desloca para cima no peito durante a gravidez, fazendo com que o coração fique mais alto no peito. Qualquer um destes sintomas que ocorram em repouso pode ser grave e devido à doença cardíaca subjacente significativa e deve ser melhor avaliada.

Embora um sopro cardíaco e inchaço no tornozelo possam estar associados a uma doença cardíaca, esses dois sintomas também podem ocorrer durante uma gravidez normal. Quase 90 por cento das mulheres grávidas desenvolvem um sopro cardíaco, que pode ser devido ao aumento do volume de sangue que flui através do coração durante a gravidez. 

Outro fator é a pré-eclâmpsia que  é marcada por um início súbito de pressão alta durante a gravidez; A pré-eclâmpsia pode alterar permanentemente os vasos sanguíneos das mulheres que experimentam a doença durante a gravidez, aumentando o risco de doenças cardiovasculares ao longo da vida.

Sistema circulatório

O sistema circulatório, também conhecido como sistema cardiovascular, é responsável pelo transporte de sangue por todo o corpo, de e para o coração.Fluxos de sangue e resíduos são filtrados através deste sistema de artérias, capilares, coração, fígado, sistema linfático, rins, baço, sistema urinário e veias.

 Massagem pode afetar o sistema circulatório por:

  • aumento do fluxo sanguíneo

  • aumentando o oxigênio

  • aumentando nutrientes

  • aumento de glóbulos vermelhos

  • redução da frequência cardíaca

  • abaixando a pressão sanguínea

12
Sistema Cardiovascular da Gestante.

O que é pré - eclâmpsia na gravidez?

13
Sistema Gastrointestinal.

O Sistema  Gastrointestinal.

É um dos sistemas mais alterados pela gravidez. As presenças dos hormônios afetam o peristaltismo desse sistema, deixando-o mais lento. A prisão de ventre pode aparecer.

Tendência é prisão de ventre piorar com o avanço da gravidez
Na gravidez, o hormônio progesterona está muito aumentado, para inibir a contração da musculatura do útero, e acaba também reduzindo a contração da musculatura intestinal. Isso contribui para a dificuldade ao evacuar. Como os níveis de progesterona vão aumentando seus níveis à medida que a gravidez avança. Assim a constipação intestinal pode aparecer logo nos primeiros meses e frequentemente vai piorando progressivamente à medida que a gestação avança, em função do aumento deste hormônio.

O movimento do esôfago, estômago, intestino e vesícula biliar, bem como a tonicidade dos esfincteres apresentam-se diminuídas devido ao aumento da progesterona.

O esvaziamento gástrico torna-se prolongado e o aparecimento de azias é fatal. 

O trânsito de alimentos fica lento, fazendo com que o organismo absorva mais água que o normal, causando obstipação (ressecamento).

O ácido clorídrico presente no estômago é exagerado, principalmente no primeiro trimestre. 

Os movimentos do esôfago podem estar diminuídos e o refluxo gástrico acontece, devido ao esvaziamento lento e dilatação do esfíncter.

Quando o útero vai crescendo, o intestino delgado e cólon deslocam-se para cima e lateralmente. 

O esvaziamento é lento e geralmente incompleto, podendo apresentar estase e frequente aumento do colesterol, devido a ação do estrogênio.

No fígado não se verificam alterações evidentes, mas provavelmente encontra-se modificado.

O aparecimento de hemorroidas é frequente devido a obstipação e aumento da pressão nas veias abaixo do nível do útero.

Durante a gravidez, o hormônio progesterona, que relaxa os músculo do útero.

Esse mesmo hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando  azia.

Refluxo   é uma condição crônica que se desenvolve quando o conteúdo gástrico no estômago volta para o esôfago.

A gastrite é uma inflamação, irritação ou erosão do revestimento do estômago.

O sistema gastrointestinal é responsável pela ingestão, digestão, propulsão, absorção e defecação de alimentos e nutrientes no organismo. Este sistema é composto pela cavidade oral, glândulas salivares, esôfago, estômago, intestinos, fígado, vesícula biliar e pâncreas. A massagem libera a tensão nos músculos abdominais e intestinais, alivia a constipação, ajuda na eliminação de resíduos e estimula a atividade hepática e renal.

Massagem auxilia o sistema gastrointestinal das seguintes maneiras:

  • liberando a tensão nos músculos abdominais

  • liberando tensão nos músculos intestinais

  • reduzindo o inchaço, gases e cãibras

  • aliviando a indigestão

  • melhorando a digestão, estimulando o peristaltismo

  • liberando enzimas digestivas

  • aliviando a constipação

  • auxiliando na eliminação de resíduos

  • estimulando a atividade do fígado

  • estimulando a atividade renal


14
Sistema Gastrointestinal.

A gravidez causa alterações anatômicas e fisiológicas no trato gastrintestinal , que resultam em queixas comuns de náuseas, vômitos, constipação, hemorroidas e refluxo...É correto afirmar que .

A – (   ) A constipação é uma queixa comum das gestantes, e a massagem em nada ajuda nessa situação.

B – (   ) A constipação é uma queixa comum das gestantes, e a massagem libera a tensão nos músculos abdominais e   intestinais  e consequentemente vai melhorar o transito intestinal.

C – (   ) A constipação é uma queixa comum das gestantes, e a massagem vai piorar o transito intestinal.

15
Sistema Endócrino

SEIOS

 Desde os os primeiros meses, a quantidade de tecido gorduroso e o fluxo de sangue nos seus seios aumentam numa força tarefa para ajudar os dutos de leite e as glândulas mamárias a crescerem.

Além disso, os seios, assim como o corpo, passam a reter líquido, o que é uma consequência do aumento da progesterona e do estrógeno.

Os  seios ficam maiores e tornam-se mais definidos. E não para por aí: a auréola fica mais larga e escura, resultado dos altos níveis de estrógeno. As glândulas de Montgomery (aquelas pequenas bolinhas na auréola e no mamilo) começam a crescem e produzir óleos que protegem os mamilos e auréolas de rachar ou secar durante essa transformação.

Todo esse aumento no tamanho faz com que a pele do seio seja esticada e, infelizmente, isso deixa marcas de estrias. Conforme a estria aumenta, os seios passam a coçar.

 Orientar a mãe a manter  a pele da mama hidratada após o banho e na hora de dormir.

ALTERAÇÕES ENDÓCRINAS NA GESTAÇÃO.

Os hormônios que são de grande importância durante a gestação.

Os principiais são:

Progesterona

Age sobre o preparo do útero para receber o óvulo fertilizado e da mama para secreção de leite.

Estrogênio

Principal função: promover proliferação de determinadas células, musculares lisas do útero também promove o crescimento de pelos aumento da vagina, alargamento da pelve e crescimento das mamas .

Gonadotrofina coriônica

Sua função é manter ativo “Corpo lúteo” durante o primeiro trimestre.

O corpo Lúteo é um cisto derivado do folículo ovulatório, o qual secreta progesterona após a liberação do óvulo. Pode aparecer depois da ovulação e é parte fundamental para que a gravidez aconteça. Pode parecer algo muito complicado, mas não é não! Muitas pessoas nem tem ideia de que o corpo lúteo exista e muito menos para que ele serve. Porém, para quem está tentando engravidar, é uma informação muito relevante!

Após o primeiro trimestre, a remoção do corpo lúteo não afeta mais a gravidez. Uma vez que a placenta fica responsável pela secreção de estrogênio e progesterona em quantidade muito elevada.

Somatomamotropina coriônica humana;

Esse hormônio  é responsável pela nutrição adequada do feto, eleva a fonte de energia em lugar da  glicose, auxilia  no crescimento do feto .
Ocitocina ou oxitocinona é um hormônio produzido pelo hipotálamo tendo como função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno.

A maioria das glândulas endócrinas são alteradas.

Ex: a tireoide pode ser afetada, e também os efeitos hipertireoidismo causando sintomas como :  palpitações  e aumento da glândula da tireoide, instabilidade emocional .

Adeno Hipófise

A adeno – hipófise aumenta o volume em cerca de 36% na gravidez devido a hipertrofia das células.

 Os níveis elevados de estrogênio na gravidez originam hiperprolactinemia em paralelo com a hipertrofia das células lactotroficas.

Neuro Hipófise

A Neuro hipófise diminui de volume durante a gravidez, os níveis de oxitocina aumentam progressivamente no sangue materno em paralelo com a concentração de estradiol e progesterona.

Supra-Renal

Na 26° semana de gestação, triplica o nível plasmático de cortisol apesar dos níveis elevados de cortisol livre as grávidas não desenvolvem os estigmas do hipercorticismo devido ao glicocorticoide das concentrações elevadas de progesterona.

Percebemos que cada um desses hormônios tem sua função e a importância de cada uma delas durante a gestação ficaram bem claras, por esse motivo é necessário mante-los nos seus níveis adequados para que a mãe e o bebê tenham uma gestação mais confortável e equilibrada durante a gravidez e até mesmo no pós parto. 

Sistema endócrino e  a Massagem

O sistema endócrino é composto por glândulas que produzem e secretam hormônios liberados do sistema endócrino na corrente sanguínea para regular o crescimento do corpo, colesterol, metabolismo, humor, temperatura, sexualidade, condições diabéticas, tireoide e função tecidual. O sistema endócrino envolve as glândulas pituitária, tireoide, paratireoide, supra-renal, pâncreas e reprodutiva. O sistema endócrino pode ter efeitos secundários em outros órgãos, como rim, fígado, coração e gônadas. A massagem ajuda a equilibrar os hormônios, regulando ou estimulando:

  • serotonina - afetando irritabilidade, depressão, dor e comportamento

  • dopamina - impacto da intuição, inspiração, alegria, entusiasmo, foco e atenção

  • epinefrina - reações impactantes ao estresse de curto e longo prazo, fadiga e sonolência

  • ocitocina - impactando o apego e alimentando

  • cortisol - afetando o sono e o sistema imunológico

  • Hormônio do crescimento - impacto na reparação, regeneração, cicatrização, crescimento e desenvolvimento dos tecidos.

Massagem auxilia o sistema endócrino das seguintes maneiras:

  • humor de equilíbrio

  • controlando os níveis de estresse

  • Reduzindo os desejos

  • relaxamento inspirador

  • reduzindo a dor

  • preenchendo a necessidade básica de toque humano

  • reequilibrar o sistema hormonal


16
Sistema Endócrino

Qual a função do hormônio  Ocitocina?

17
Mudanças na Regão Abdominal

Abdômen na gestação.
Em algumas mulheres, a gravidez pode causar a separação do músculo reto abdominal - também chamado de diástase dos músculos retos abdominais ou seja, as duas partes, esquerda e direita do abdome reto afastam-se da linha média do corpo. A separação destes músculos é devida a pressão da criança exercida sobre a parede abdominal, juntamente com o novo equilíbrio hormonal que promove a diminuição do tecido conjuntivo (linha alba) que escurece  tornado-se marrom ( linha nigra).

Esta separação pode ocorrer no último trimestre da gravidez e continuar após o parto, quando os músculos abdominais são enfraquecidos. A diástase dos músculos retos do abdômen reduz a eficácia com a qual a região abdominal estabiliza a ação do tronco e pode causar dor nas costas e instabilidade da pelve.

18
Mudanças no Sistema Urinário

Sistema Urinário na gestação .

 A urina é formada nos rins, conduzida pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada e eliminada pela uretra. Durante a gravidez existe um aumento do volume renal devido ao aumento da vascularização.

Há também uma dilatação dos ureteres, promovida pela ação do hormônio progesterona e pelo aumento do volume uterino, tornando-se mais proeminente a partir da sétima semana de gestação.

A dilatação dos ureteres pode promover uma maior estase de urina o que implica em um aumento do risco de infecções urinárias.

A bexiga sofre uma alteração de sua posição anatômica, tornando mais anterior e superior e uma progressiva diminuição da capacidade exercida pela compressão uterina, o que acarreta um aumento da frequência urinária durante o dia e a noite.

Mudanças relacionadas aos efeitos hormonais e alterações provenientes da musculatura da bexiga e da musculatura do assoalho pélvico podem ocasionar quadros de incontinência urinária.

Sistema urinário

O sistema urinário é responsável pela remoção da ureia, um tipo de resíduo encontrado no sangue. O corpo absorve nutrientes da ingestão de alimentos.Quando alimentos contendo proteínas e alguns vegetais são decompostos pelo organismo, a ureia é produzida e transportada pela corrente sanguínea para os rins. O rim filtra a ureia, enquanto permite que o sangue mantenha glicose, sais e minerais. A ureia filtrada é então misturada com água, sais em excesso e material orgânico para se tornar urina. Os rins, em seguida, enviam a urina através de tubos de ureter para a bexiga. Músculos no contrato de ureter e relaxar para facilitar o movimento da urina na bexiga. A bexiga então armazena a urina. Os músculos do esfíncter do corpo impedem que a urina vaze até que o corpo seja sinalizado para eliminá-la.

Massagem terapêutica ativa o sistema urinário.

 Fluidos nos músculos são empurrados para o sistema linfático, que é então filtrado e excretado através do sistema urinário. Depois de uma massagem, o massagista provavelmente vai pedir ao cliente para beber muitos líquidos claros para ajudar a lavar os resíduos acumulados, toxinas e detritos do corpo.

Massagem auxilia o sistema urinário das seguintes maneiras:

  • ajuda no aumento do débito urinário

  • reduz a retenção de fluidos

  • estimula o sistema digestivo

  • promove melhor eliminação de resíduos

  • aumenta a eficiência do fígado

  • aumenta a eficiência dos rins

  • auxilia as toxinas armazenadas nos músculos a serem liberadas

19
Mudanças no Sistema Musculoesquelético e Cervical

ALTERAÇÕES NO SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO

Durante a gestação, o crescimento da barriga altera o centro de gravidade do corpo e, por consequência, da postura da grávida.

Devido a mudanças anatômicas e posturais em seu centro de gravidade, a gravida  pode desenvolver dor e desconforto em torno de suas articulações - costas, quadris e pelve.


LOMBALGIA (“dor nas costas”) –
até 70% das gestantes referem este sintoma! É geralmente uma dor lombar baixa, imprecisa, sem alivio com repouso. A musculatura vertebral muitas vezes está contra turada. Ocorre pelo aumento de peso, lordose e sedentarismo.

  Lordoses - uma curva exagerada na parte inferior das costas, que pode contribuir para a alta prevalência (50%) da dor lombar em mulheres grávidas. A dor nas costas pode ser categorizada de três maneiras:

Dor lombar proveniente de múltiplos locais, incluindo as articulações facetárias

Os  músculos para espinal

Os  ligamentos de suporte

Os músculos da parte superior das costas podem ficar fracos e o que leva a uma aparência redonda.

 Percebemos isso se o queixo vai  para a frente e ela  sente tensão em sua parte superior das costas e ao redor do pescoço. O tamanho dos seios também pode afetar esse tipo de postura.

Dor sacroilíaca do alargamento da sínfise do púbis de 0,5 mm normal a aproximadamente 1,2 mm e articulações sacroilíacas instáveis.

As articulações podem tornar-se instáveis ​​devido à liberação de hormônios e, juntamente com  mudanças em seu centro de gravidade e distribuição de peso, podem contribuir com a postura incorreta.

Outra mudança postural comum é quando a pélvis é empurrada para frente, forçando os ligamentos em vez dos músculos,   muitas vezes chamada de "posição de andamento". Com o corpo nesta posição, aumenta as chances de dores de cabeça, espasmos musculares .

À medida que o corpo altera o centro de gravidade e a distribuição de peso.

Uma boa massagem faz verdadeiro milagre em matéria de aliviar tensões localizadas em todos os pontos que mais afetam a gestante como as costas, lombar e cervical. Ativar a circulação, relaxar pernas, braços e em resumo, aliviar os efeitos que estão desequilibrando o funcionamento normal do corpo. 

Massagem auxilia o sistema muscular das seguintes maneiras:

  • estimulando  o sistema circulatório

  • estimulando  os neurônios sensoriais do sistema nervoso

  • aumentando  a atividade celular

  • ajudando a facilitar a remoção de resíduos no sistema linfático

  • liberando  constrições faciais

  • auxiliando  na redução do espessamento do tecido conjuntivo

  • proporcionando  flexibilidade

  • Diminuir aderências fibrosas da lesão ou imobilização do tecido muscular

  • aumentando a amplitude de movimento

  • reabilitação  pós-operatória

  • exercício  de aquecimento

  • relaxamento

  • melhorar  a postura e equilíbrio

  • ajudando   o tônus ​​muscular

  • facilitando  o movimento

  • liberando  constrições faciais

  • aumentando a flexibilidade

  • Gerenciando  a dor

Sistema esquelético

O sistema esquelético é a estrutura do corpo que protege os órgãos internos do corpo e os tecidos moles. Por exemplo, o crânio protege o cérebro, o esterno e a caixa torácica protege o coração e os pulmões, e a coluna vertebral protege a coluna. O sistema esquelético trabalha em estreita colaboração com o sistema muscular para fornecer movimento e estabilidade do corpo. Os músculos se prendem ao osso de uma maneira que permite que a pessoa tenha controle sobre sua postura e seus movimentos, como caminhar, ficar de pé, sentar e engatinhar. Uma pessoa nasce com aproximadamente 300 ossos, mas quando eles se tornam adultos ficam com 206 ossos, uma vez que alguns ossos se fundiram e cresceram juntos. Existem essencialmente quatro tipos de ossos no corpo humano:

  • ossos curtos

  • ossos longos

  • ossos chatos

  • ossos irregulares

O sistema esquelético é composto por:

  • ossos - a estrutura do esqueleto humano

  • ligamentos - o tecido conectivo que conecta dois ossos

  • articulações - o suporte mecânico para dois ou mais ossos para se conectar para permitir o movimento

  • tendões - o tecido onde o músculo se liga ao osso

  • cartilagem - tecido conjuntivo encontrado nas articulações e tecido de suporte que não pode rejuvenescer e não contém vasos sanguíneos

  • medula óssea - tecido flexível localizado no interior do osso onde as células do sangue são produzidas

Massagem auxilia o sistema esquelético das seguintes maneiras:

  • melhora a postura

  • facilita o alinhamento do corpo

  • melhora as articulações rígidas

  • reduz a inflamação

  • aumenta a amplitude de movimento

  • relaxa músculos e tendões tensos

  • Melhora a dor e a fadiga

  • aumenta a flexibilidade

  • reduz o número e a intensidade dos espasmos musculares

  • Melhora o tônus ​​muscular

  • facilita a retenção de minerais

A massagem também é pensada para ajudar durante a fase de cicatrização, alguns ferimentos que podem se beneficiar da massagem são:

  • tensões musculares

  • tendinite

  • artrite

  • fraturas

  • entorse do ligamento

20
Mudanças no Sistema Musculoesquelético e Cervical

Dores muscular no trapézio,  pescoço, e podem ser acompanhada por dores de cabeça, ...qual área correspondente  devo massagear?

A – (   ) Glúteo e abdome

B – (   ) Cabeça, ombros e braço, C4-C5, C5-C6 e-C7.

C – (   ) T1 e T2

21
Coluna Vertebral Torácica.

Durante a gestação, a estrutura pélvica torácica (meio das costas), lombar (lombar) e pélvica inteira sofre mudanças na preparação para o parto .

 O afrouxamento das articulações geralmente firmes sob influência hormonal leva a mudanças na postura, sustentação de peso, grau de curvatura da coluna vertebral e dinâmica das unidades motoras vertebrais.

a coluna torácica (parte central das costas) tenta compensar o deslocamento do centro de gravidade e o aumento da curvatura na parte inferior das costas, curvando os ombros para a frente, criando hiper cifose ou curvatura para trás, o que faz com que a coluna cervical (pescoço) projetam-se para a frente, afetando a musculatura do pescoço e parte superior das costas, criando tensão. 

Isso faz com que os músculos das costas trabalhem mais para manter o equilíbrio do corpo. Seios maiores podem ser outra causa de dor nas costas durante a gravidez. Devido ao peso adicional e ao tamanho maior de seus seios, os ombros podem ser puxados para baixo. 


22
Mudanças no Sistema Musculoesquelético Torácica 02

Luciana foi a seção de massagem a semana passada, e queixou- se de dificuldade para respirar, estava preocupada , porque foi a primeira vez que sentiu tal sintoma.

Como Katia sua Massoterapeuta pode ajudá-la?

A – (   ) Katia deve focar a massagem nas áreas referente a T1 e T2, que refere-se ao Pulmão e diafragma.

B – (   ) Katia deve orientar  Luciana a manter a respiração padronizada,  que é encontrar padrões de respiração que tenham um efeito calmante e relaxante. Sua respiração deve ser confortável e não deve causar falta de ar ou tontura.

C – (   ) Katia deve explicar a Luciana que o  útero em expansão pode exercer pressão sobre o diafragma. Seus seios se tornam maiores e sua caixa torácica se alarga. Ambas as alterações causam, dor na torácica e falta de ar.

D – (   ) Só A  e B estão corretas.

E – (   ) Só C e A  estão corretas

F – (   ) Todas estão corretas

G – (   ) Nenhuma das alternativas

23
Coluna Vertebral Lombar

As mulheres grávidas relatam frequentemente queixas devido a alterações fisiológicas e posturais. Alterações posturais durante a gravidez podem causar dor lombar e dor na cintura pélvica. 

Os corpos vertebrais da coluna lombar caudal são maiores do que os da coluna cervical e torácica, o que lhes permite acomodar o peso e o estresse quando a pessoa está em uma postura ereta.

A barriga em crescimento muda o centro de gravidade para a frente, causando um aumento na curvatura da coluna lombar (região lombar). Este aumento na curvatura, conhecido como hiper lordose, pode contribuir para uma quantidade significativa de dor lombar durante a gravidez.

Isso tende a ser mais perceptível no terceiro trimestre da gravidez, quando o bebê desce para a entrada pélvica (às vezes chamada de “engajamento”), mas as mudanças espinhais e mecânicas começam quando o bebê ocupa mais e mais espaço no útero, em torno do segundo trimestre. .

À medida que o bebê cresce, ele limita a capacidade do sacro de balançar livremente para a frente e para trás.

O que normalmente vemos é que a mãe vai aumentando gradualmente (e mais notavelmente) sua base de postura (ou a distância entre os pés) enquanto caminha para compensar essa falta de movimento de balanço na pélvis.



24
Coluna Vertebral Lombar

 A lombalgia durante a gestação é um sintoma de dor que acomete a região lombar, que pode manifestar-se com a presença ou não de irradiação para os membros inferiores ...É CORRETO AFIRMAR QUE.

A – (   ) A Relaxina  é a responsável por aumenta a elasticidade dos tecidos e prepara as articulações pélvicas para distender para permitir o crescimento do feto e a sua passagem durante o parto, aumentando a elasticidade dos ligamentos e discos da coluna vertebral,  provocando as alterações posturais.

B – (   ) Uma boa massagem faz verdadeiro milagre em matéria de aliviar tensões localizadas em todos os pontos que mais afetam a gestante como as costas, lombar e cervical.

C – (   ) No geral, ganho de peso significativo, ajustes de postura, comprometimento da capacidade do ligamento muscular e vertebral resultam em aumento do estresse na coluna vertebral e levam à dor lombar e glútea.

D – (   ) Todas as alternativas

25
Posição Supina x Veia Cava

Posição Supina: deitada de costas durante a gravidez.

Estar em posição supina (deitada de costas) pode restringir ou afetar o fluxo sanguíneo para o bebê, principalmente no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Isso ocorre porque seu bebê em crescimento está tornando o útero pesado e, na posição supina, pode pressionar um importante vaso sanguíneo chamado "veia cava". 

veia cava uma veia grande que corre ao longo do lado direito da coluna. é responsável por retornar o sangue da metade inferior do corpo para o coração. 

 Durante a gravidez, o  útero é aumentado se inclina naturalmente para o lado direito (à medida que sobe e desce da pélvis após 12 semanas).

Isso pode tornar o vaso sanguíneo da veia cava propenso a ficar comprimido enquanto está deitado de costas. Uma redução no fluxo sanguíneo de volta para o coração pode indiretamente o fluxo de sangue para o bebê. 

Mulheres grávidas com mais de 20 semanas de gestação devem ser colocadas na posição lateral esquerda total quando em decúbito.

Se uma mulher grávida está deitada de costas, é mais provável que o feto comprima a veia cava inferior, diminuindo a quantidade de sangue devolvida ao coração.

   E isso significa uma queda na pressão sanguínea para a mãe e uma queda no conteúdo de oxigênio no sangue tanto para a mãe quanto para o bebê. (O sangue da mãe transporta oxigênio para o bebê.)  

26
Posição Supina x Veia Cava

Como a mulher deve  deve dormir durante a gravidez? Por que?

27
Assoalho Pélvico x Sínfise Púbica x Ligamentos Redondos.

LIGAMENTOS  REDONDOS

Os ligamentos redondos são um par de ligamentos na pélvis que mantêm o útero no lugar. 
Tem dois ligamentos redondos na pélvis, um de cada lado do útero. À medida que o útero cresce durante a gravidez, os ligamentos redondos esticam e engrossam para acomodá-lo e apoiá-lo. Essas alterações causam dores espasmódicas ocasionais que são desconfortáveis, mas geralmente inofensivas. 

A gravidez aumenta a pressão e a tensão nos ligamentos, de modo que eles podem ficar tensos, como um elástico excessivamente estendido. 

Antes da gravidez, os ligamentos redondos têm aproximadamente 5 cm de comprimento e se estendem da virilha até o útero, tanto no lado direito quanto no esquerdo. Durante a gravidez, à medida que o bebé cresce, o útero expande-se, fazendo com que os ligamentos redondos se estendam por mais de 20 cm!  

Os sintomas da dor no ligamento redondo incluem um espasmo súbito e agudo na barriga. Geralmente afeta o lado direito, mas pode acontecer em ambos os lados. A dor dura apenas alguns segundos. As mulheres podem ter uma dor aguda no abdômen ou na área do quadril, seja de um lado ou de ambos. Algumas mulheres até relatam dor que se estende para a região da virilha. A dor do ligamento redondo é considerada uma parte normal da gravidez, pois o seu corpo passa por muitas mudanças diferentes. 

O mau alinhamento da sua coluna e / ou dos quadris pode colocar o útero e / ou pélvis fora do lugar, causando um efeito dominó que também desencadeia a dor do ligamento redondo. 

Às vezes, a dor no abdome pode indicar um problema mais sério. Se a dor estiver no centro, é provável que venha do útero e não dos ligamentos redondos. Se a gestante tiver algum dos seguintes sintomas, ou uma combinação deles, provavelmente deve entrar em contato com seu médico  para descartar qualquer coisa séria.

  • Dor severa ou dor que não desaparece.

  • Contrações ou cólicas uterinas.

  • Dor súbita nas costas e aumento da pressão pélvica, como o bebê está empurrando para baixo.

  • Sangramento vaginal

  • Febre


SÍNFISE PÚBICA

Nossa pélvis é formada principalmente por dois ossos púbicos que se curvam para formar um berço. A sínfise púbica é a articulação firme, na frente da pélvis, onde os ossos púbicos se encontram. A conexão da articulação é fortalecida por ligamentos ou por uma rede densa de tecidos duros. No entanto, durante a gravidez, o inchaço e a dor podem tornar esta articulação da sínfise púbica menos estável .


Sintomas da disfunção da sínfise púbica experimentada durante a gravidez.
 

Dor e desconforto na região pélvica.

Desconforto na parte inferior das costas e as articulações do quadril na sacroilíaca, enquanto caminham, se movem ou mudam de posição.

Pode haver dor na  virilha, abdômen inferior e pernas.

A dor pode ser leve ou extrema e sofrimento prolongado.

O hormônio “Relaxina” é a principal causa da disfunção da sínfise púbica 

Este é o hormônio que torna os ligamentos elásticos para  facilitar a passagem do bebe . 

Às vezes, a relaxina se desenvolve muito, tornando os ligamentos ao redor do osso pélvico durante a gravidez soltos antes que o bebê esteja pronto para nascer. 

Isso causa instabilidade e dor na articulação pélvica.

 No entanto, na maioria das vezes, essa instabilidade ou flexibilidade não necessariamente causa dor ou outros sintomas da disfunção da sínfise púbica. 

Este problema ou condição ocorre geralmente quando o corpo não se adapta bem ao alongamento ou aos ligamentos mais frouxos causados ​​pelo hormônio relaxina.

ASSOALHO PÉLVICO

 É um grupo de músculos e ligamentos responsáveis por “fechar” a pelve e sustentar os órgãos pélvicos e abdominais. Vai do seu osso púbico na parte frontal do seu corpo até a base da coluna na parte de trás.

Durante a gestação, o assoalho pélvico auxilia na sustentação do útero gravídico e, portanto, acaba sendo sobrecarregado pelo aumento do volume e peso uterino.

É muito comum que o assoalho pélvico comece a dar sinais de que está fraco ou fadigado, principalmente no segundo ou terceiro trimestre de gestação.

Um dos sinais é a incontinência urinária, que apesar de ser relativamente frequente, não é normal e não deve acontecer!

Além da incontinência urinária, outros sintomas como desconforto na região lombar ou mesmo dor na sínfise púbica podem indicar alguma alteração do assoalho pélvico.
 

O  assoalho pélvico tem cinco funções principais:

Suporta sua bexiga, intestino e útero . 

Isso lhe dá controle quando  esvazia  bexiga .

Permite um ótimo funcionamento sexual, mantendo seus músculos vaginais e retais tonificados.

Estabiliza as articulações do quadril, da pelve e da parte inferior das costas.

E funciona como uma "bomba " ajudando o fluxo de sangue em toda região.


 


 


 

28
Assoalho Pélvico x Sínfise Púbica x Ligamentos Redondos.

Quais as principais funções do assoalho pélvico?

29
Estresse x insônia x Edema

Stress, Ansiedade  e alterações de humor na gravidez.

As oscilações de humor durante a gravidez são causadas por uma variedade de fatores, incluindo os hormônios que mudam rapidamente, os desconfortos físicos da gravidez e as preocupações normais da próxima mudança na vida.  Experimentar altos e baixos emocionais durante a gravidez e como lidar com isso?

A grande razão para  a mudança de humor da gravidez são os hormônios que mudam rapidamente.principalmente estrogênio e progesterona.

Os níveis de estrogênio sobem durante as primeiras 12 semanas de gestação, aumentando em mais de 100 vezes. 

Ansiedade e irritabilidade, estão associadas a alterações estrogênicas. 

Mas não é só o estrogênio que  aumenta.

O hormônio progesterona também aumenta rapidamente durante a gravidez, especialmente durante os primeiros três meses. 

Embora o estrogênio seja geralmente associado ao nervosismo, a progesterona está associada ao relaxamento. 

Na verdade, é exatamente isso que a progesterona faz no corpo durante a gravidez. Diz aos músculos para relaxar, parcialmente para evitar contrações prematuras do útero .

Mas, para algumas mulheres, a progesterona as torna “relaxadas demais”. Isso pode significar fadiga e até tristeza.

 A progesterona é o hormônio que faz a gravida chorar até em comercial de margarina.

Junta - a ansiedade e a irritabilidade do estrogênio.

A fadiga e o choro da progesterona ... é daí que vem a  mudanças de humor.

Mas não são apenas os hormônios. Os desconfortos da gravidez também podem causar sofrimento emocional. Por exemplo, enjoo matinal afeta até 70% das mulheres grávidas. 

Sentimentos de náusea e vômitos, às vezes, podem ser desencadeados pela menor sensação de fome ou pelo cheiro de comida ou perfume.

A fadiga é outro sintoma comum da gravidez que pode causar alterações de humor.

 Ninguém se sente bem emocionalmente quando está cansado, e a gestante pode se sentir realmente cansada durante os primeiros meses de gravidez...e sente muito sono.

Por último, as mulheres que sofreram aborto ou infertilidade podem estar ansiosas em perder a gravidez . Esse medo pode ser pior durante o primeiro trimestre, quando a maioria das perdas na gravidez ocorre.

No segundo trimestre a preocupação maior é em relação aos resultados dos exames do pré natal.

Um “novo” balanço de humor que você pode encontrar durante o terceiro trimestre é a Organização”. A organização é quando ela é subitamente dominada pelo desejo de limpar, organizar e se preparar fisicamente para o bebê.


A insônia

Durante a gravidez é normal e afeta aproximadamente 78% das mulheres grávidas . 

A privação de sono tem um efeito dramático na  gestante que pode levar ao parto prematuro.

Mulheres com apneia do sono, insônia e outros distúrbios do sono têm um risco quase duas vezes maior de partos prematuro 

O impacto do sono de má qualidade vai muito além do cansaço no dia seguinte: pode subir em até 40% a chance do bebê nascer antes da hora

Com a perda do  sono a função reparadora  do corpo fica comprometida e passa a liberar mais hormônios do estresse, como o cortisol, que por sua vez libera substâncias inflamatórias pelo organismo,  interferindo  no abastecimento sanguíneo da placenta. 

Edema

O edema afeta cerca de três quartos das mulheres grávidas, começando na semana 22 até a semana 27 da gravidez, e provavelmente continuará até  dar à luz 

No  terceiro trimestre , o peso do  útero exerce tanta pressão nas veias pélvicas e na veia cava (a grande veia do lado direito do corpo que carrega sangue de suas pernas e pés de volta para o seu coração), esse sangue pode se acumular, forçando a retenção de líquidos abaixo dos joelhos. 

O corpo gera cinquenta por cento mais fluidos corporais para suprir as necessidades do bebê em desenvolvimento e isso também causa inchaço. Edema ou inchaço  é notado nas mãos, face, pernas, tornozelos e pés durante esse tempo. 

Durante a gravidez, aproximadamente vinte e cinco por cento do ganho de peso em mulheres é devido a estes fluidos extras.

No entanto, se as suas mãos e / ou rosto ficarem inchados ou se o inchaço persistir por mais de um dia de cada vez (não melhora durante a noite), chame o seu médico. O inchaço excessivo pode ser um sinal de pré  - eclâmpsia - mas quando é, é acompanhado por uma variedade de outros sintomas (como pressão arterial elevada, ganho de peso rápido e proteína na urina). Se a pressão arterial e a urina estão normais (são verificadas em cada consulta pré-natal), não há nada com que se preocupar.


   Sintomas de estresse venoso.

O ganho de peso também aumenta a pressão sobre as veias das pernas. O sangue flui mais lentamente de volta para o coração, particularmente através das veias da perna. A distensão venosa também leva a uma situação em que as válvulas venosas deixam de fechar corretamente e o sangue é, então, incapaz de refluir.

O sangue se acumula nas veias, o que é perceptível como picadas, coceira e dor nas pernas. Além do mais, o sangue acumulado faz vazar líquido para os tecidos circundantes, o que faz as pernas incharem, com os tornozelos se tornando particularmente grossos. Em resultado disso, podem se formar veias varicosas, o que deverá ser mostrado e monitorizado pelo ginecologista.

Cerca de metade de todas as mulheres desenvolvem veias varicosas em sua primeira gravidez, e até mesmo mais mulheres são afetadas na segunda gravidez.

O risco de trombose também aumenta: o risco de gestantes que sofrem uma trombose é três a cinco vezes superior ao das mulheres não grávidas. Na verdade, este risco continua aumentando ainda mais até seis semanas após o parto - especialmente depois de cesárea ou de perda de sangue intensa.

30
Estresse x insônia x Edema

Camila liga para marcar uma massagem com Katia. Ela diz a Katia por telefone que ela está extremamente cansada e com os pés inchados. 

Ela compartilha também que está com muita dor na panturrilha e sente o local  quente e avermelhado, está ansiosa e precisa de uma massagem urgente.... Como  Katia deve proceder?

 

 A – (   ) Katia deve trazer Camila  para uma massagem rápida na esperança de ajudá-la a reduzir o inchaço dos pés.

B – (   ) Katia deve aconselhar Camila que a massagem pode ser apropriada para uma mulher grávida, no entanto, Camila não deve receber massagem com esses sintomas e orienta-la a procurar seu obstetra.

D – (   ) Katia deve trazê-la para uma cadeira de massagem para que ela não tenha que se deitar de barriga para baixo e continuar com uma massagem, até que Camila consulte seu médico.

31
Distúrbios Emocionais

Potencial para Distúrbio no Auto-Conceito relacionado com as mudanças físicas e psicossociais associadas à gravidez:

*Distúrbio da Imagem Corporal

*Distúrbio da Auto-Estima

*Desempenho de Papel Alterado

*Distúrbio da Identidade Pessoal

A gravidez é um momento de maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de ansiedade e depressão. 

Os fatores mais relevantes associados à depressão pré-natal ou à ansiedade são:

--  Falta de parceiro ou de apoio social.

-- História de abuso ou violência doméstica.

-- História pessoal de doença mental.

 -- Gravidez não planejada ou indesejada.

 -- Eventos adversos na vida e alto estresse.

 -- Complicações de gravidez presentes ou passadas.

  -- Perda de gravidez anteriores.

Distúrbio da Imagem Corporal

 As drásticas mudanças físicas da gravidez podem produzir mudanças na auto-estima e na imagem corporal. Todas as mulheres sofrem enormes mudanças fisiológicas durante a gravidez e o parto.

As mudanças ocorrem não apenas no corpo, mas também no cérebro

Há uma proliferação de hormônios, como estrogênio, a oxitocina e a prolactina, que preparam a mulher e seu corpo para o parto, amamentação e nutrição.

 Essas mudanças químicas dramáticas podem levá-lo a uma montanha-russa emocional.

 A imagem do corpo também depende, em certa medida, de mensagens, diretas ou indiretas, que você recebe de pessoas ao seu redor. 

Para alguns, o ganho de peso da gravidez pode levar à "insatisfação corporal" ou a uma imagem corporal negativa

Amar seu corpo antes da gravidez pode ajudá-lo a superar as mudanças físicas e emocionais durante a gravidez.

 Alterar a imagem do seu corpo enquanto estiver grávida é uma coisa muito difícil de fazer, o ideal é incentivar a cliente continuar com cuidados e a massagem após o parto. O corpo precisa se ajustar e retornar a um corpo não grávida.

Distúrbio da Auto-Estima

A depressão materna aumenta o risco de resultados  perinatais adversos, e evidências que a imagem corporal pode desempenhar um papel importante na depressão.

A depressão perinatal é definida como depressão que afeta as mulheres durante a gravidez ou nos primeiros 12 meses após o parto.

Além disso, as mulheres com depressão pré parto são menos propensas a se engajar em comportamentos saudáveis, como visitas pré-natais regulares, acompanhar o conselho pré-natal ou tomar suplementos e são mais propensas a se engajar em comportamentos negativos, como tabagismo, álcool ou uso de drogas.

 No pós -parto , a depressão pode afetar negativamente a saúde física e emocional da mãe, incluindo o aumento do risco de futuros episódios depressivos com impacto negativo nos comportamentos e cuidado e no desenvolvimento físico e mental da criança.

  A ansiedade materna, o estresse ,  falta de apoio social, violência doméstica, gravidez não desejada, fatores de relacionamento e baixo status  sócio econômico foram identificados como importantes fatores de risco para a depressão pré-natal.

Transtorno de Personalidade na Gravidez.

Os transtornos de ansiedade e personalidade experimentados na gravidez estão associados a dificuldades na interação entre mães e seus bebês.

Negação

A negação do transtorno gestacional é um problema de origem psicológica que faz com que a mulher não tenha consciência de sua gravidez, mesmo até o momento do parto.

  Transtorno de Personalidade Borderline

Cerca de 3 em cada 100 mulheres  com 25 anos ou mais sofrem de transtorno de personalidade Borderline

Não se trata de uma doença, mas de um distúrbio de conduta, que tem como conseqüência sérios prejuízos não só para a própria gestante, como para as pessoas que o cercam.

Problemas na infância podem causar transtorno de personalidade Borderline. Isso inclui abuso ou negligência sexual, física ou emocional. 

  • Emoções instáveis ​​e extremas (tristeza, irritabilidade, ansiedade)

  • Esforços para evitar ser abandonada.

  • Uma história de relacionamentos intensos e instáveis.

  • Não ter uma noção clara de quem você é como pessoa ou como se sente em relação a si mesmo

  • Impulsividade (por exemplo, gastar muito dinheiro, sexo, abuso de substâncias, direção imprudente, compulsão alimentar)

  • Falar ou se envolver em comportamentos autodestrutivos e / ou suicidas

  • Sentimentos contínuos de vazio

  • Sentimentos de raiva que podem ser intensos, inadequados ou difíceis de controlar

  • Ser paranoica ou se sentir desconectada do mundo quando está sob estresse

 É comum que mulheres grávidas com transtorno de personalidade Borderline recebam cuidados de uma equipe de profissionais de saúde, incluindo serviços de saúde mental.

A síndrome do pânico

A síndrome do pânico, o transtorno obsessivo compulsivo e o transtorno de estresse pós-traumático podem se iniciar ou se exacerbar no pós-parto, sendo fatores de risco para a depressão pós-parto.

O transtorno de ansiedade

O transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo, tem 8,5% de prevalência na gestação. Precisam ser tratados por estar relacionados a maior risco de diabetes, doenças cardíacas e hipertonia, o aumento anormal do tônus muscular. A ansiedade na gestação também leva ao parto prematuro, baixo peso, complicações obstétricas e maior uso de analgésicos no trabalho de parto. 

  Estresse na gestação

Já o estresse na gestação geralmente é desencadeado por episódios como luto, eventos catastróficos e aborrecimentos diários, podendo também ser um estresse crônico ligado a preconceito, contexto social e questões ocupacionais. Pode levar a alterações imunológicas e inflamatórias significativas.

Ficha de Anamnese para gestante

1
Ficha de Anamnese para gestante.

Ficha de anamnese

Objetivo:

A anamnese e é uma entrevista que tem por objetivo conhecer todos os fatos relativos ao cliente;é o fator mais importante para se chegar ao diagnóstico.

Através de um questionário sobre históricos clínicos, familiares, fatores genéticos, intolerâncias a medicamentos ou alimentos, tabagismo, padrões de vida, atividades físicas, tratamentos a que está sendo submetidos etc.

Avaliação - Dados Pessoais 

Nome:

Endereço / tel.

Data de nascimento / Idade / Local

Sexo / Profissão / Ocupação / Tempo

Diagnóstico Médico

Diagnóstico Psicológico

Sexo, Idade, Profissão

  • Compreensão completa e clara dos problemas da cliente.

  • Conhecimento das bases físicas dos sintomas que levaram à queixa.

  • Método Sequencial de Procedimentos

  • Nada poderá passar despercebido.

    Atenção voltada a um aspecto de cada vez.

  • Avaliação voltada para o protocolo de Massagem.


    Anamnese

Consiste em um questionário  para obtenção do maior número de dados, com  objetivo de auxiliar no protocolo a ser estabelecido.

  1. Perguntas claras e de fácil entendimento para cliente.

  2. Profissional deve se mostrar seguro e interessado.

  3. Todos os comentários devem ser observados e anotados;

  4. Perguntas para questões de importância relacionadas ao motivo da queixa apresentada pela cliente.

  5. Conheça as expectativas da cliente em relação ao objetivo dela com o  tratamento que você está oferecendo.

  6. Qual a principal queixa?

  7. É da sua competência?

  8. Quanto tempo existe o problema?

  9. Quais regiões corporais estão afetadas?

  10. Onde se localizava a dor ou outros sintomas no início do problema?

  11. Quais movimentos ou atividades causam dor?

  12. Há quanto tempo existe o problema?

  13. Já ocorrera antes?

  14. Como vem se desenvolvendo a intensidade, duração ou frequência dos sintomas?

  15. A dor é constante, periódica,  ou ocasional?

  16. Existem cicatrizes que indiquem lesão ou cirurgia recente?

  17. Há crepitação, estalos ou sons anormais nas articulações quando  a cliente as move?

  18. Há calor, edema ou vermelhidão na área que está sendo observada?

  19. A dor associa-se com: repouso, atividade, posturas, etc?

  20. Qual a “qualidade” da dor?

  21. Os contornos dos tecidos moles (ex. músculo, pele, gordura) são normais?

  22.        Ela parece apreensiva, irritada, com sono ou algum distúrbio emocional?

  23.         A cliente pratica atividade física?



2
Ficha de Anamnese para gestante

Mariana liga para marcar uma consulta com Katia. Ela diz a Katia por telefone que ela está extremamente cansada. Ela também compartilha que está grávida e esperando para ver seu médico. Mariana não pode esperar para receber uma massagem e se sentir relaxada; ela acabou de ouvir que Katia recebeu uma certificação de massagem pré-natal. Como  Katia deve proceder?

 

 A – (   ) Katia deve trazer Mariana  para uma massagem rápida na esperança de ajudá-la a adormecer

B – (   ) Katia deve aconselhar Mariana que a massagem pode ser apropriada para uma mulher grávida, no entanto, Mariana deve consultar seu médico primeiro e obter autorização para receber uma massagem.

C – (   ) Katia deve trazê-la para uma cadeira de massagem para que ela não tenha que se deitar de barriga para baixo e continuar com uma massagem, até que Mariana consulte seu médico.

3
Indicações e Contra indicações

Quando a massagem para mulheres grávidas é proibida? 

Como muitos procedimentos, a massagem tem várias contra-indicações, e a gravidez acrescenta mais alguns pontos a elas. Então, a massagem não pode ser realizada com:

  • doenças infecciosas; 

  • temperatura elevada; 

  • doenças inflamatórias da pele, gânglios linfáticos, vasos sanguíneos;

  • doenças do sangue; 

  • neoplasias malignas e benignas (tumores); 

  • processos purulentos de qualquer localização; 

  • trombose; 

  • isquemia miocárdica aguda; 

  • crises hipertensivas e curso grave de doença hipertensiva; 

  • aneurismas da aorta e do ventrículo esquerdo; 

  • epilepsia; 

  • asma brônquica grave;

  • um número de doenças do trato gastrointestinal; 

  • úlceras tróficas; 

  • dor nas costas aguda;

  • aborto ameaçado; 

  • pré-eclâmpsia (complicação da gravidez, caracterizada pelo aparecimento de edema, proteína na urina, aumento da pressão arterial);

  • HIV / AIDS.

  • rejeição geral ou relutância do toque de outras pessoas (em tais casos, a auto massagem ou massagem realizada por um marido ou pessoa em quem a futura mãe confia é recomendada)

Principais manobras na gravidez. O Inicio da Pratica.

1
Preparando o espaço para gestante.

Todas as mulheres experimentam a gravidez de forma diferente, mas todas experimentam uma mudança no ponto de equilíbrio. Eles ficam um pouco diferentes, não se posicionam do mesmo jeito e tentam contrabalançar o peso da barriga. À medida que as semanas passam, as tensões podem aparecer na parte superior das costas, mas também na região lombar. As articulações podem se tornar dolorosas e problemas de digestão aparecem, como o refluxo ácido.

É por tudo isso que a massagem pré-natal pode proporcionar maior conforto, melhorando a circulação sanguínea e linfática, relaxando os músculos, mas também suavizando suavemente as articulações.

.

2
Material usado

Almofadas, lençóis, almofadas de suporte, talco para os pés,toalhinhas e loções para higienização.

3
Respiração

O CORPO TEM 02 SISTEMAS NERVOSOS OPOSTOS, QUE AGEM PARA ACELERAR OU DESACELERAR VÁRIAS FUNÇÕES DO CORPO.

E COMO você RESPIRA DETERMINA QUAL SISTEMA NERVOSO ESTÁ ATIVANDO.

QUANDO A GESTANTE ESTÁ ANSIOSA, EM UMA SITUAÇÃO DE MEDO, ELA TEM A PREDISPOSIÇÃO A RESPIRAR PELE BOCA, ISSO FAZ COM QUE HAJA UM PREENCHIMENTO DOS LOBOS SUPERIORES DOS PULMÕES, ONDE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE RECEPTORES DE ESTRESSE, QUE ATIVAM O SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO,QUE É O RESPONSÁVEL PELO CONTROLE INVOLUNTÁRIO DE VÁRIOS ÓRGÃOS INTERNOS.

E QUANDO RESPIRAMOS PELO NARIZ, O AR INSPIRADO PREENCHE OS LOBOS INFERIORES DOS PULMÕES ONDE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DOS RECEPTORES PARASSIMPÁTICOS, RESPONSÁVEIS POR ESTIMULAR O ORGANISMO A REAGIR COM CALMA E EQUILÍBRIO.

ENTÃO RESPIRAÇÃO PELO; NARIZ – ACALMA – BOCA ESTIMULA.

4
Localizando os Pontos

Existem 8 trabalhos realizados com os principais pontos ditos como abortivos – IG4, BP6, pontos sacrais, VB21, VC4, B60 e B67, nestes trabalhos foram realizados mais de 10.000 atendimentos e não foram encontradas evidências de que a acupuntura nestes pontos possa causar efeitos adversos tanto na mãe quanto no feto.

5
Manobras utilizadas na Massagem em gestantes.

Posicionamento da gestante

A barriga da gestante deve está posicionada de forma para não pressionar a circulação da veia cava.

*Verificar se a perna da gestante , o quadril, joelho e pé deve está no mesmo nível...com suporte entre as pernas e suporte nos pés.

*colocar esses suportes evita que a gestante torça a coluna ( a coluna deve ficar reta).

6
Posição sentada com apoio

1 – MASSAGEM SENTADA, INCLINADA PARA FRENTE.

POSICIONAR com apoio de travesseiro entre a canela e o bumbum.

Travesseiro para ela ajoelhar.

A – Deslizamento da lombar em direção a cervical...na lateral da coluna...contorna pelos ombros e desce com as mãos em leque.


Obs (a finalidade dessas manobras é os músculos intercostais, para facilitar a respiração)


B -Sobe ao longo da coluna com pressão com os polegares, subindo até a nuca.

7
Massagem de cabeça e rosto

MANOBRAS NO COURO CABELUDO

ROSTO

NUCA

TRAPÉZIO.


B – ALONGAMENTO CA CABEÇA E PESCOÇO.

OBS;( ESSAS MANOBRAS MELHORAM.

A – postura, a coluna cervical, toda região do pescoço que acabam sendo prejudicadas.


8
Braços

A -Com o braço da cliente apoiado no meu braço, puxar o ombro com ambas as mãos e alongar em minha direção sentido pé da cliente, girar lentamente sentido horário e anti horário de maneira que trabalhe a escápula ... com anti braço alongo o esterno cleido mástodeo ... (essa manobra ajuda na abertura da caixa tora xica e melhorar a respiração da cliente)

9
Braços 02

Sustento o braço da cliente acima da cabeça dela e faço manobras drenantes em direção a mama... e manobras deslizantes no abdome em direção a inguinal.

10
Massagem Abdominal

DESLIZAMENTO EM TODO ABDOME.

B – MÃOS SOBRE  POSTAS DESLIZAMENTO CIRCULAR NO CÓLON ASCENDENTE, TRANSVERSAL, DESCENDENTE.

11
Pernas

DESLIZAMENTO PERNA INTEIRA.

A- AMASSAMENTO COM POLEGARES NO LADO EXTERNO PRÓXIMO A LATERAL DO BUMBUM.

OBS;( MUSCULATURA QUE É PROPENSA A DOR DO NERVO CIÁTICO NO QUAL A PRINCIPAL RAZÃO É O CRESCIMENTO DO ÚTERO, AS VEZES DÁ SENSAÇÃO DE FORMIGAMENTO E DORMÊNCIA NA REGIÃO AFETADA).

B – COXA -DESLIZAMENTO COM OS POLEGARES.

C – CURVA A PERNA DA GESTANTE ÂNGULO 90º COM APOIO NO JOELHO.

TRABALHAR O INTERNO DA COXA EM DIREÇÃO A INGUINAL PARA FACILITAR A LINFA.

12
Parte Posterior e Lateral das Pernas.

PARA ALIVIAR A DISFUNÇÃO DA SÍNFISE PÚBICA.

EXECUTAR AS MANOBRAS NA PARTE POSTERIOR DA COXA E PERNA, AO MESMO TEMPO.

OBS; OS LIGAMENTOS DAS ARTICULAÇÕES DA REGIÃO PUBIANA, DEVIDO AO HORMÔNIO RELAXINA, TORNA A ARTICULAÇÃO INSTÁVEL, ISSO FAZ COM QUE A GESTANTE SINTA DORES, NA PÉLVIS, QUADRIS E REGIÃO INTERNO DA COXA.

– MANOBRAS DO LADO INTERNO COM ANTE BRAÇO, E EXTERNO COM A OUTRA MÃO AO MESMO TEMPO.

– MANOBRAS CRUZANDO DAS MÃOS AO ANTE BRAÇO DA PERNA ATÉ A COXA.

13
Posição lateral na gravidez

Posicionar a gestante em decúbito lateral, devidamente apoiada com almofadas antes da execução das manobras.

14
Preparação para o parto, tratamento pré-natal

Um  tratamento de spa  durante a gravidez - pode ser uma boa maneira de aliviar o estresse e aliviar alguns dos desconfortos normais da gravidez.

Algumas precauções devem ser tomadas, no entanto. É sempre uma boa ideia  conversar com seu médico antes de se entregar a qualquer tratamento de spa.

ESFOLIAÇÃO CORPORAL DURANTE A GRAVIDEZ.

É uma ótima maneira de estimular a circulação por todo o corpo. Quando sua circulação é aumentada por uma massagem corporal, o sangue é bombeado através de todo o corpo, oxigenando  e levando nutrientes  ​​para as células.  Quando a grávida, manter um fluxo constante de oxigênio e nutrientes constantes em todo o corpo é a chave para  sua saúde e a de seu bebê.

15
O Sistema Linfático.
16
Desobstrução dos Linfonodos
17
Desobstrução dos Linfonodos 02
18
Respiração
19
Manobras Básicas
20
Braços
21
Aula Prática 01
22
Aula pratica 02
23
Aula pratica 03
24
Aula pratica - Pé
25
Costas
26
Agradecimento final do curso

Obrigada pela oportunidade de passar prá você um pouco do que aprendi.

Você pode visualizar e revisar os materiais das palestras indefinidamente, como um canal sob demanda.
Definitivamente! Se você tiver uma conexão com a internet, os cursos estarão disponíveis em qualquer dispositivo, a qualquer hora. Se você não tiver uma conexão com a Internet, alguns instrutores também permitem que seus alunos baixem as palestras do curso.
3.8
3.8 out of 5
115 Ratings

Detailed Rating

Stars 5
61
Stars 4
36
Stars 3
13
Stars 2
3
Stars 1
2
406f5ea3c437c20a89935d718f14d1ab
30-Day Money-Back Guarantee

Includes

7 hours on-demand video
4 articles
Full lifetime access
Access on mobile and TV
Certificate of Completion